História da Terapia Holística
A medicina holística é o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios gregos do holismo, ou seja, que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real. Segundo o holismo, o corpo é um organismo interligado e não deve ser entendido e subdividido em partes independentes.
A abordagem holística acredita que os elementos emocionais, mentais, espirituais e físicos de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como em seus sintomas.
O terapeuta holístico sempre entende que, qualquer problema que aflija um paciente ou cliente a procura de uma consulta é ocasionado por uma desarmonia do todo integrado, e a terapia holística tem por objetivo resgatar o equilíbrio deste indivíduo.
Os Terapeutas Holísticos, preferem ter seu símbolo completamente diferente do da Medicina, pois dizem querer expressar o ser humano ao todo e não limitado. As terapias holísticas levam ao ser humano a cura na união entre:
“Homem, alma e natureza". A medicina usa o símbolo do caduceu de Mercúrio da mitologia Greco Romana, fato este não aconselhável pelos Terapeutas Holísticos e seus Conselhos no uso do mesmo.
O Holus (do Grego=Totalidade), representa fielmente, a terapia Holística da representação unificadora entre Terapia Chinesa, Terapia Indiana, Terapia Egípcia, Terapia Japonesa, Terapia Mesopotâmica e outras correntes ancestrais.
Somando as variadas denominações como: Acupunturistas, Terapeutas Florais, Filósofos Clínicos, Fitoterapeutas, Cromoterapeutas, Terapias corporais, Quiropraxistas, Terapeutas ortomoleculares, Reiki e etc.
“Em todo lugar, e em todas as épocas, sempre existiram Terapeutas Holísticos.” (paráfrase sobre texto de 1986, do historiador alemão Werner Jaeger, uma das maiores autoridades na Grécia Clássica)
Na Idade da Pedra o ser humano já possuía por análise do ambiente que o cercava certas propriedades naturais da terapia Holística.
A imagem considerada mais antiga sobre um Profissional da Terapia é datada entre 15.000 a 10.000 a.c. Pintada no Templo de Trois Frères (Caverna Templo) no sul da França.
Podemos estudar as primeiras escolas de terapia holística na Mesopotâmia e Egito, tratando de condutas aos profissionais da terapia, fato este que indicou o caminho á atual Medicina.
Um Médico não é Terapeuta Holístico, pois esta ciência é muito antiga e deve se agregar um conhecimento além da matéria. Para o Profissional de medicina é necessário adentrar em cursos específicos e registros oficiais de associações e conselhos de holísticos.